top of page

Filomena Silva Campos do Porto, artista plástica em exclusividade, iniciou o percurso artístico na década de 80, com a frequência do Curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura do Porto. Mais tarde fez o Curso Prático de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2013/17.

Possui formação complementar nos Cursos de Expor-Espaço e Conceito Curatorial na Reitoria da Universidade Porto e na Faculdade de Belas Arte do Porto os cursos de Desenho Diagramático; Desenho Intermédio; Estúdio de Pintura, Acompanhamento Projetual; Aguarela; Técnicas de Ilustração; A Cor como Matéria da Pintura; A Luz como Matéria da Pintura; O Gesto como Matéria da Pintura; A Composição como Matéria da Pintura; Técnicas de Ilustração; Mercados de Arte Contemporânea: perspetiva histórica, Analítica e Utilitária; Decalques/Imagem sobre Vidro; Técnicas de Pintura Atuais; provocando, estes últimos dois cursos, o mote para a investigação da plasticidade de materiais de suporte da pintura sem o carácter bidimensional.

Realizou exposições individuais e coletivas em Portugal, Espanha, França e Itália.

Representada em coleções particulares em Portugal, Canadá, França e Inglaterra.

Participou no Project-Plein Air Week com os artistas Aleksejs Naumovs e Kistops Zarins, reitor e professores da Faculdade Belas Artes de Riga.

Participou no Internacional Congresso of Contemporary European Painting, ICOCEP, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2017 e 2019.

Assistiu à palestra do Professor Martin Kemp da Universidade de Oxford; Luck Tuymans e Pedro Cabrita Reis, na FBAUP.

Cronista e autora das pinturas nas capas da Revista [Sem] Equívocos nº13 e nº14, 2020, do Livro de Proceedings IV ICBE, 2016, do Cartaz do Dia FMDUP, 2017 e ilustração no livro de Poesia Mª José Castro, 2019.

DSC_0201-cut_edited.jpg

Tem mestrado em Comunicação e Linguagem do Institut Psicologics da Universidade da Catalunha e paralelamente a esta carreira fez o curso de Pintura em Encaustica, o Curso de Desenho Artístico, CEAC; o Curso de Tecnologias na Criatividade e o Curso de Expressão na criança, ESEPF.

Foi executando projetos ligados à expressão plástica com a criação do Gabinete de Estudos e Expressão no CEAP no Porto onde organizou e coordenou o curso de Desenho e Artes Plásticas.

Sempre esteve ligada ao campo das artes com ensino direto de expressão plástica com crianças e jovens e em cursos como, Curso de Escrita Criativa e Curso Marketing Digital, Zona Verde-Consultoria e Estudos Avançados, e-learning; Workshop de fotografia Mobile, Mira Fórum; Mini-curso “O Fotógrafo Artista”, artista Katarzyna Chiluta, e-learning; Mini-Curso de Arte-Terapia “Arte & Emoções”, Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, e-learning; Curso Livre de Pintura em Seda; Curso Livre de Artes Florais;

bottom of page